Desde 1985 prezando pela saúde dos negócios e pessoas

COM O PREV-NEWS VOCÊ PODE ACESSAR NOVAS INFORMAÇÕES PARA LHE AJUDAR NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Os acidentes ambientais chamam a atenção para a necessidade de uma consciência mais ampla, convocando à participação e responsabilidade de todos pela preservação do meio ambiente.
 
É necessário o uso adequado das fontes energéticas, das matérias-primas, de forma que não haja um esgotamento e, ainda, é preciso um uso racional do que a natureza nos oferece, visando a garantia de que os recursos retirados dela hoje tornem-se um investimento para o futuro.
 
A preservação do meio ambiente é a preservação da vida e do ser humano no seu habitat natural, que é o planeta. O ser humano também necessita saber usar suas fontes energéticas, de maneira a evitar seu esgotamento.
 
A utilização adequada da capacidade de produção humana acontece durante a realização de um trabalho, em que se dá o aprimoramento do indivíduo, isto é, visa-se a existência de um futuro melhor e ratifica-se a máxima de que “O trabalho engrandece o homem”. O contrário ocorre quando cada dia de trabalho significa uma agressão à saúde deste indivíduo, até que se torne um campo árido, incapaz de continuar produzindo.
 
O impacto desta aridez será refletido, inevitavelmente no próprio meio. O ambiente de trabalho é o mais imediato e constantemente sujeito passivo das ações dos indivíduos quer sejam benéficas ou não.
 
Uma estratégia clara de uma empresa preocupada com a qualidade é a valorização das ações e conscientização que promovem um ambiente saudável e salubre e o cumprimento das medidas de proteção. O custo total da produção e a rentabilidade das empresas, além disso, podem ser afetados diretamente pelos custos dos acidentes e doenças profissionais. Os mais óbvios são o tempo perdido, as despesas com os primeiros socorros, a interrupção da produção, o gasto com substituição de trabalhadores e/ou retreinamento, etc.
 
Para que os acidentes e doenças do trabalho possam ser evitados, torna-se imprescindível o planejamento e prática de ações efetivas e preventivas necessárias, além das legalmente exigidas.
 
Isso implica envolver os indivíduos nos processos de preservação, da capacidade laboral e também, como aliados na busca de soluções aos problemas ambientais do trabalho.
 
No que tange às ações referentes à Saúde e Segurança Ocupacional, as empresas devem poder contar e selecionar prestadores de serviço especializados, com possibilidade de integração e disponibilização das informações técnicas, sintonizadas com estas questões para, em conjunto, assegurarem a melhoria na qualidade de vida, bem como o cumprimento das exigências estabelecidas nas NR’s (Normas Regulamentadoras) do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego que determinam, entre outros fatores, a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
 
A perspectiva será tornar compatível e permanente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde individual e do meio ambiente.
 
 
Dr. Lauro Chamma