Desde 1985 prezando pela saúde dos negócios e pessoas

COM O PREV-NEWS VOCÊ PODE ACESSAR NOVAS INFORMAÇÕES PARA LHE AJUDAR NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A MULHER NO AMBIENTE DE TRABALHO

O movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, mas em nenhuma outra época a mulher teve de se questionar tanto sobre suas escolhas como hoje. Da forma como o mundo do trabalho feminino evoluiu, a  dúvida entre investir seu tempo e seus esforços em uma carreira ou dedicar-se à construção de uma família angustia muitas delas.

 

Segundo Sueli Caramello Uliano  "...duro é brilharem as duas em uma só estrela, no miúdo dia-a-dia. Mulher e mãe parecem constituir realidades inconciliáveis. Pior: conflitantes. Grave conflito este que opõe realidades profundamente associadas na dimensão da pessoa-mulher. E uma vez que se perdeu a noção da pessoa integral, talvez se tenha criado um dos maiores obstáculos para obter, com o movimento feminista, autênticas conquistas.

... se a executiva da grande empresa não consegue sucesso no lar, corre o risco de estar revelando aqui, no miúdo dia-a-dia, a incompetência para a função que exerce lá. E mesmo que as aparências enganem, em vista da compensação financeira que cega, impossível evitar a frustração decorrente de sentir-se mancando, porque a pessoa é uma, apesar das funções diferentes que exerce. Em outras palavras, quem está falhando não é a grande executiva na tarefa de ser esposa e mãe, mas a pessoa-mulher, no conjunto das suas atribuições."

 

Nós mulheres, junto com as empresas, os responsáveis pela política trabalhista e, os homens (claro!), ou seja, a sociedade como um todo, precisamos encontrar espaço para discutir e buscar caminhos.

 

 

Nadia dos Anjos Chamma

Diretora da Prev-Med